2021 está logo aí. E você, já preparou seu negócio para o ano que vem?

Com o final do ano chegando, é normal também começarmos o planejamento para o que vem pela frente. Você já elaborou um plano? Sabe o que quer ou precisa melhorar? Como enxugar custos desnecessários e otimizar seu lucro?

Nesse artigo, mostramos 3 dicas de planejamento para você implementar no seu negócio e garantir resultados ainda melhores no ano que vem.

1. Estabeleça metas

Pode parecer óbvio, mas nem todos temos metas claras no papel (ou em mente) quando o ano começa. Definir pequenos objetivos para o próximo ano é fundamental para acompanhar a evolução do negócio e entender onde deve-se ajustar a rota. Mas estipule metas curtas e tangíveis, possíveis de se alcançar. Dessa forma, além de conseguir abranger diversos pontos do negócio, você terá mais momentos de celebração e manterá o ânimo sempre lá em cima.

2. Trace estratégias

Quais atitudes devem ser tomadas? O que é preciso fazer para atingir as metas propostas? E o mais importante: que ferramentas utilizar para isso? Ter uma linha estratégica bem definida é essencial para atingir seus objetivos. Por exemplo, se uma das metas é diminuir o desperdício de recursos com gastos imprevistos, uma boa estratégia pode ser alocar um percentual do caixa para um fundo de emergência e deixá-lo lá, para uso apenas nesses casos. No fim do ano, a única surpresa que terá, será positiva, caso não tenha utilizado todo seu saldo.

3. Defina prazos

Tão importante quanto saber o que e como fazer, é fazê-lo dentro do prazo certo. Por isso, a dica é criar um cronograma com prazos claros para cada meta e ser fiel a ele. Conforme as metas vão se tornando mais ousadas, os prazos também devem ir se adaptando, com o objetivo de evitar criar um intervalo de tempo insuficiente para alcança-las, o que pode gerar uma desmotivação.

Lembre-se: pequenas atitudes podem levar a grandes resultados.

Veja aqui no blog outras dicas que separamos para você entrar em 2021 ainda mais preparado.

Bmg Granito. A gente entrega mais porque entende o seu negócio.