5 dicas BMG Granito para ajudar a manter seu caixa no azul.

O sucesso de um negócio passa por vários fatores: conhecimento do mercado, estrutura profissionalizada, equipe competente e motivada, clientes fieis e satisfeitos. Mas, sem uma boa gestão financeira, tudo isso pode não ser suficiente.

Reforçando sua posição de parceira estratégia de negócios, a BMG Granito apresenta 5 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio, minimizando riscos desnecessários.

Dica 1: Entenda sua realidade financeira

Isso significa conhecer, em detalhes, seu fluxo de caixa. Faça um levantamento completo de suas contas, saldos bancários, empréstimos, débitos pendentes. Depois, cruze com sua previsão de recebimentos para saber quais ações deverão ser tomadas dali em diante.

Dica 2: Conheça seus custos fixos

Tenha na ponta dos dedos todos os seus gastos regulares. Folha de pagamento, aluguel, contas de luz, água, gás, internet. Se seus custos fixos forem maiores do que seus recebíveis, prepare-se para negociar com fornecedores e parceiros.

Dica 3: Avalie constantemente seus preços

Você tem cobrado o preço adequado por seus produtos/serviços? Além de avaliar seus custos de produção, é importante saber quanto a concorrência está cobrando por entregas similares.

Dica 4: Planeje seu fluxo de caixa por 12 meses

Projete suas contas um ano adiante. Essa é a única forma de não ser pego de calças curtas numa emergência, como a que estamos vivendo atualmente. Prepara-se para aguentar, pelo menos, 6 meses sem faturamento, economizando de 20% a 25% do seu faturamento todo mês.

Dica 5: Mantenha-se atualizado

Estude, pesquise, converse com outros profissionais do seu mercado. Manter-se atualizado é a melhor forma de pensar em diferentes soluções para os possíveis problemas que surjam. Quanto maior seu repertório, melhores as suas ideias.

Além dessas dicas, certifique-se de estar sempre cercado de bons parceiros para auxilia-lo no seu dia-a-dia. Por isso, conte com as soluções de gestão financeira da BMG Granito. BMG Granito. A gente entrega mais porque entende o seu negócio.