Lucro X Faturamento: entender a diferença pode alavancar seu negócio

É comum que alguns empreendedores confundam lucro e faturamento, e isso pode causar vários equívocos nas tomadas de decisões.   Não precisa ser um expert em contabilidade, mas saber a diferença entre esses termos pode alavancar seu negócio e ajudar a aumentar o lucro obtido.  

Faturamento

  O faturamento nada mais é que o dinheiro que a empresa recebe pela venda dos produtos ou serviços que ela oferece em um determinado período.   Ele indica se seu negócio está sendo sendo produtivo e se está atendendo às demandas dos seus clientes, mas não necessariamente que “sobrou” dinheiro.   Muitas empresas vão à falência porque o faturamento que elas obtêm não é suficiente para pagar suas despesas, nesses casos, não há lucro e a empresa acaba criando dívidas.  

Lucro

  O Lucro é tudo o que sobra depois que são pagos os gastos e impostos da empresa, e é por isso – como falamos anteriormente – que vender além do esperado nem sempre é sinal de lucro. Isso porque o lucro está diretamente ligado com os custos da sua empresa, que são de dois tipos: fixos e variáveis.   Entender que existem dois tipos de gastos é muito importante para calcular de forma correta o lucro que um negócio obteve. Saiba a diferença:    

Gastos fixos x Gastos variáveis

 
  • Gastos fixos: não mudam, independente da produtividade ter sido boa ou não, como a mensalidade da internet, o salário dos colaboradores e o aluguel.
 
  • Gastos variáveis: mudam de acordo com a produtividade e situações que acontecem na empresa. Por exemplo, se em uma construtora, acontece perda de material, será necessário fazer a reposição, logo, haverá mais gastos com a compra de novos materiais. Outras despesas como a água e energia também são variáveis. 
 

Lucro bruto x Lucro líquido

  Depois de entender quais são os tipos de gastos que seu negócio tem, fica fácil saber a diferença entre o lucro bruto e o líquido:  
  • Lucro bruto = Faturamento – gastos variáveis (o resultado é um lucro parcial, já que nem tudo foi descontado no cálculo)
  • Lucro líquido = Faturamento – todos os gastos somados (fixos, variáveis, impostos, etc) O resultado mostra o que de fato sobrou.
  É muito importante entender um pouco sobre contabilidade e suas métricas, para não cometer erros que podem comprometer o bom funcionamento da sua empresa.   Com as soluções da BMG Granito é possível acompanhar e gerir de forma fácil todo o movimento financeiro em cartões que acontece em seu negócio.   Isso significa mais praticidade e chances muito menores de se ter prejuízos e surpresas desagradáveis nas finanças de sua empresa.    ]]>