Entenda como funcionam as bandeiras de cartões de crédito

Hoje em dia quase ninguém vive sem um cartão de crédito. Todos conhecem os nomes das principais bandeiras de cartões de débito e crédito, e reconhecem de longe diversas logos. Visa, Mastercard, Elo e muitas outras são marcas presentes no cotidiano de todos: na grande maioria das lojas, restaurantes, bares, cinemas e diversos outros tipos de empresa, podemos encontrar um adesivo ou um cartaz com uma dessas marcas.  Mas você sabe como as bandeiras de cartões de crédito realmente funcionam? As bandeiras, como Visa, Mastercard e Elo, são apenas uma parte do processo de pagamentos em cartões, no mundo inteiro. Toda transação envolve também uma operadora de cartão, um banco, uma empresa e um consumidor. Por mais que seja o banco a instituição que normalmente emite os cartões, é a bandeira que analisa o seu perfil de consumo, e é ela a responsável por processar todas as transações feitas.  

Como funciona uma compra com cartões?

  operadora de cartão x bandeira de cartão Quando um cliente faz um pagamento na sua empresa, talvez não imagine quantas pessoas estão envolvidas no processo. Além do seu estabelecimento, qualquer transação precisa também da participação de uma operadora de cartão, de uma bandeira e de uma instituição financeira (banco). Tudo começa na relação entre a bandeira e os bancos. São feitos contratos e parcerias que acabam sendo positivos para o próprio banco, porque assim, ele não precisa investir em estrutura tecnológica e logística para oferecer esse tipo de serviço. Essa relação também é boa para empresas, porque traz mais segurança, já que o processo não fica concentrado em uma só instituição. Depois, as operadoras de cartões fazem negócio com as bandeiras, para que os cartões sejam aceitos na maquininha. Você, dono do estabelecimento ou profissional independente, escolhe a operadora que melhor se encaixa no seu modelo de negócios. As bandeiras aceitas na sua loja são ditadas por essas parcerias, assim como a bandeira do cartão do seu cliente depende da escolha do banco que ele fizer. Viu como está tudo interligado?  

Operadora de cartão X Bandeira de cartão

  As operadoras, como a Granito, são responsáveis pelos conveniados. Nós definimos as regras de uso do cartão, desenvolvemos as tecnologias de maquininhas de cartões e administramos as taxas e juros nas vendas. As bandeiras fazem a mediação entre operadora e banco. Quando a compra é feita, a bandeira Visa, por exemplo, acessa os dados bancários do cliente e verifica o limite e o saldo, autorizando (ou não) a transação.  

Mastercard, Visa, Elo… Qual escolher?

  Bandeira de cartão   Enquanto lojista, empreendedor ou profissional autônomo, você precisa escolher uma operadora que trabalhe com as principais bandeiras, que são mais utilizadas aqui no Brasil. A Granito é uma excelente opção para empresas que desejam aceitar as bandeiras mais comuns do mercado, além de diversas bandeiras nacionais e regionais. As maquininhas Granito aceitam os principais cartões nacionais e internacionais. Alguns  deles são:
  • Visa: cartão internacional, utilizado em 200 países. De acordo com o Banco Central, são mais de 145 milhões de cartões Visa no Brasil.
  • Mastercard: também internacional, a Mastercard está presente em 210 países. São 149 milhões de cartões emitidos no Brasil.
  • Elo: é uma bandeira nacional, relativamente nova, mas que ocupa o terceiro lugar no mercado brasileiro.
  • Hipercard: aceito em mais de um milhão de estabelecimentos pelo país, com grandes parcerias.
A Granito oferece condições e diferenciais que te ajudam a alavancar o seu negócio! Confira mais.]]>